segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O que foi feito com os contos cegos?

Adendo da ata referente ao dia 21 de novembro de 2009.

O que foi feito com os contos cegos? Realmente, uma pergunta bastante pertinente.

Primeiro, para quem não sabe, conto cego é uma brincadeira do Clube, onde cada participante leva seu conto, mas não assina, os contos são depositados dentro de um envelope, depois são retirados (um de cada vez) e lidos, no final da leitura, os demais participantes tentam adivinhar quem escreveu cada conto.

Para ludibriar a mente dos adversários-adivinhadores, os contistas estão copiando os estilos de outros participantes do Clube, então, no momento da adivinhação, comentava-se: "este conto foi Beto que escreveu, tentando imitar Dôra"; "este aí foi Alfredo, querendo se passar por André". No cômpito geral, quase ninguém enganou, uma frase, palavra ou expressão denunciava o autor.

Vejamos a pontuação de enrolação de cada autor de conto cego. Foram 11 participantes, 9 se arriscaram na adivinhação e apenas 5 escreveram contos.

- Beto enganou apenas duas pessoas (contando com ele mesmo).

- Alfredo enganou três pessoas (contando com ele mesmo).

- Dôra enganou três pessoas.

- Romarta enganou duas pessoas (contando com ela mesma).

- Luciana enganou cinco pessoas (contando com ela mesma).

No final de toda a brincadeira, tiramos duas conclusões: no dia em que tivermos outro conto cego, quem não escrever conto deve levar uma folha em branco para colocar no envelope; não é necessário levar cópias, quem levar deve distribuir no final da brincadeira.

Encerro com outra pergunta pertinente: Quando faremos outro conto cego?

Laudelino Menezes

***

- Professor, tem espaço pra mais um adendo?!
- Tem sim, pode falar.

Dessa vez os contos cegos se transformaram num exercício de disfarces, com todos querendo se fazer passar por outros. Beto quis ser Dôra, eu dei uma de André, Romarta tentou ser Romarta mesmo, só que disfarçada de Rosilda, Luciana denunciou-se com seu conto ecologicamente correto em papel de rascunho e Dôra, deixou-nos seu conto com cenas de escatologia, sem querer disfarçar nada.

Alfredo

Um comentário:

Betomenezes disse...

acho q só na próxima década!