sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Como se fosse uma ata... (registro do dia 26/08/2006)

A reunião passada [do dia 26/08/2006] registrou a volta gloriosa da companheira Valéria, após suas peripécias angustiosas em torno de ambulância, UTI no ar, hospital e coração. Chegou e já levou um texto sobre "chuva". Bravo, Valéria!

Foi sensacional nossa última reunião. É interessante como um tema banal como a chuva, pode originar expressões tão diversificadas. Quase todos levaram textos para serem lidos.

Alguém leu o conto de Mainieri, que foi bastante comentado. Quase todos concordaram que o elemento "flagrante", com a chegada repentina dos patrões teria dado mais impacto ao final do conto. Alguns outros acharam que outro impacto foi quebrado logo no começo da história: o fato da personagem ser "empregada doméstica". Acharam que se isso fosse revelado no final, o texto ficaria mais forte, mais impactante. As discussões foram muito animadas em torno desse texto, o pessoal sempre admirando o empenho com que o tal "gaucho" vem participando ativamente das atividades em torno de cada tema. Outra pessoa leu o conto de Laudelino, que não pôde comparecer, mas enviou o texto sobre "viagem no tempo". Surpreendentes sempre, o Laudelino e seus textos. Mas, Pepita registrou que o autor, por um lapso, trocou os dois nomes dos dois personagens no final da história. "Isso, em cinema, se chama 'erro de continuidade'", declarou o cinéfilo, professor, crítico de arte e contista João Batista.

Quanto ao próximo tema, sugeri "eleição", mas o pessoal optou por "coração", obviamente uma homenagem à nossa amiga Valéria, em franco processo de recuperação da saude.

Marília compareceu com bolo e velas de aniversário para que comemorássemos os aniversários de André e Mariano. Mas, que coisa. André não compareceu. Mariano, após saber que havia um bolo sobre a mesa da reunião, veio correndo e trouxe seu conto sobre "chuva".

Bem, gente, eu sinto falta dos tempos em que cada reunião gerava uma ata, geralmente jocosa, bem humorada. Sinto saudades também dos tempos em que, sem programação, sempre havia objstos de cena ou adereços sobre a mesa, conforme os temas. Era muito bom quando sempre havia alguém fotografando, registrando nossas imagens tão descontraidas. Dira faz falta.

Espero ter assinalado nesta quase ata realmente o que aconteceu na reunião de sábado passado. Claro que devo ter omitido ou fantasiado algum fato, que minha cabeça não é de ferro. Mas, espero que me corrijam, que acrescentem alguma coisa que, por acaso, eu tenha esquecido.

Tirando André, Ronaldo, Dira, Brendan, Raonix, Alexandre, os demais estiveram presentes, se não me falha a memória.

Dou fé.

Dôra

Nenhum comentário: