domingo, 3 de setembro de 2006

Autoras do Clube do Conto: Sônia Van Dijck; Mercedes Cavalcanti, Marília Arnaud

Clube do Conto

Memórias Rendilhadas

Sônia Van Dijck, Mercedes Cavalcante e Marília Arnaud, três autoras que participam do Clube do Conto, estão incluídas na bela coletânea Memórias rendilhadas: vozes femininas (João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2006) organizada pelas professoras Neide MEDEIROS e Yolanda LIMEIRA, da UFPB.
O belo texto de Sônia Van Dijk pode ser lido em seu site.

Saiba mais sobre o livro:

Escritoras lembram as histórias que as encantaram na infância

Jornal da Paraíba - ASTIER BASÍLIO

Uma coletânea no mínimo diferente. Ao invés de se reunir textos de ficção ou ensaios, Memórias Rendilhadas: Vozes Femininas (Editora da UFPB, 106 páginas), organizado pelas escritoras Yolanda Limeira e Neide Medeiros, apresenta artigos que relatam histórias de leituras feitas na infância. (...)
A idéia de fazer este livro partiu da professora Neide Medeiros. Para realizar a empreitada, quinze escritoras paraibanas foram convocadas para relatar experiências vividas. Nas veredas das memórias das autoras, paisagens e lugares, principalmente, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande são revividos.

Participam da coletânea as escritoras Adylla Rabello, Cristina Guedes, Emília Guerra, Lourdinha Luna, Marília Arnaud, Mercedes Cavalcanti, Mila Cerqueira, Neide Medeiros, Petra Ramalho, Pié Farias, Socorro Loureiro, Sônia van Dijck, Terezinha Fialho, Vitória Lima e Yó Limeira.

Nas evocações das autoras são lembrados nomes como José Lins do Rêgo, Balzac, Cervantes, Victor Hugo, entre vários outros que acenderam a chama da imaginação no primeiro contato com o rico universo da literatura. Os relatos trazem este tom memorialista e pessoal. Vejamos o texto “Memória e leitura”, da escritora Marília Carneiro Arnaud: “Cresci vendo meu pai ler livros, jornais e revistas, diariamente, e bastava observá-lo naquela atividade para saber o quanto o fazia com prazer. Talvez tenha sido este um dos motivos que me conduziram ao mundo mágico da leitura. Até oito, nove anos, fui apresentada a Monteiro Lobato, e dos seus livros, o primeiro que conheci foi As Reinações de Narizinho”.
A obra traz ilustrações dos livros citados na abertura dos capítulos.

ORGANIZADORAS

Neide Medeiros é professora aposentada da UFPB e doutora em Estudos Literários. Dedicada à literatura Infantil, tem vários trabalhos na área publicados em jornais e revistas do País. É representante e membro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil aqui na Paraíba. Publicou também os livros: A Hora e a Vez da Literatura Infantil e Guriatã: Uma Viagem Mítica ao País-Paraíso.

Yolanda Limeira é professora e animadora cultural, fundadora da revista Verdes Anos. Licenciada em História pela Universidade Federal da Paraíba, atuou em vários órgãos de cultura do Estado (como Iphaep, DGC, Funesc), tendo participado da organização de vários eventos culturais a exemplo dos Festivais de Arte de Areia. Faz parte do quadro de sócios da Associação Paraibana de Imprensa e tem publicado poemas e algumas crônicas em jornais e revistas da Paraíba e de outros Estados. Participou da Coletânea de Poetas Paraibanos (Ed. Universitária da UFPB -1999).

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!

Sou de Fortaleza, aqui eu e algumas pessoas estamos iniciando atividades de promoção da leitura. Temos um encontro tem ocorrido de duas em duas semanas, onde lemos escritos nossos e comentamos o que cada um trás.

O Clube do Conto nos veio ao conhecimento e temos interesse em saber como isso funciona, como começou, qual a experiencia de vocês com esse tipo de evento e atividade.
Com quem falo para conseguir ajuda com essas informações?

nosso blog: http://www.pormaisleitura.blogspot.com/