sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tabela dos contos cruzados

Na época em que o Clube do Conto se reunia no quintal do Shopping Sul (meados de 2006), tivemos a ideia de fazer um conto a várias mãos, onde cada participante iria escrever um parágrafo da trama. A princípio deveria ser apenas um único conto, mas a turma foi ficando impaciente e cada um queria iniciar um conto. Dessa agonia para escrever, mais doze contos foram criados e foi dose organizar a sequência em que cada participante iria escrever cada parágrafo dos 13 contos coletivos.



Barreto, dinâmico, metódico e organizado como era, criou uma tabela intitulada TABELA DOS CONTOS COLETIVOS, tinha prazo de entrega e tudo, mas não contava com os relapsos de cada participante. Um participante faltava com sua obrigação, ou não comparecia a reunião, e o conto ficava sem um parágrafo, então outra pessoa substituia; o faltoso entregava o parágrafo do conto depois, com isso tinham 2 terceiros parágrafos de um conto, a história já ia se ramificando em duas; outra pessoa gostava da ideia de ramificação e dava continuidade ao terceiro parágrafo B, outro continuava a partir do terceiro parágrafo A. Enfim, a TABELA DOS CONTOS COLETIVOS, que chegou pra arrumar, estava toda desarrumada e uma ruma de vozes gritantes se entrecortavam tentando pôr ordem na casa.

No final das contas, apenas um conto foi concluido, o qual foi iniciado por M.ª Valéria Rezende, e encerrado por Ronaldo Monte.

Laudelino

Nenhum comentário: