quinta-feira, 9 de julho de 2015



Ata

                                                         *Créditos na imagem/Reprodução Internet

"Nas duas dimensões da imagem, Escher nos apresenta mais do que três dimensões. Ele nos obriga a não descansar os olhos, como se não conseguíssemos ver o quadro que, no entanto, vemos. Suas escadas (...) estabelecem a comunicação entre campos ficcionais". (BERNADO GUSTAVO, Niterói, 2010, pág. 88).


       3 de Julho de 2015
          Assim como a reunião passada, esta também aconteceu na casa de Valéria Rezende. Dos presentes: Norma, Romarta, Valéria, Beto, André, Larissa, Adriano e Débora (participando pela primeira vez). Beto deu início fazendo algumas sugestões, dentre elas que os integrantes sempre levassem um conto interessante para compartilhar no grupo, mesmo que não fosse seu (podendo ser de um amigo ou de um autor de interesse). Isso daria mais corpo e conteúdo as discussões, podendo contar com a participação de todos. Dessa maneira, quem não produzisse em determinada semana não deixaria de ir ao encontro, seja por vergonha ou por achar que só deve ir se tiver um conto autoral.
              Na sequência, Norma apresentou seu microconto "Embaraço", deixando todos bem borrados, deitados em um colchão de manhã, sonho e noite. Depois de passarmos da noite preta para a realidade branca de Norma, ouvimos a leitura feita por André de "Prezada Carmem" de Débora, que rendeu boas discussões sobre contos escritos apenas com vírgulas, caixa alta, e repetições. Além disso, Beto levou um trecho do seu livro "Julho é um bom mês pra morrer".

         Ao final, votamos em um novo tema para o próximo encontro: Metaficção (sugestão de Débora), ou seja, a ficção que fala da ficção ou que contém outra ficção. Decidimos também que a próxima reunião será no lançamento de "Julho..." * de Beto, próximo sábado (11/07), às 17h, no Café Empório, deixando as apresentações dos contos metaficcionais para o encontro seguinte.
                                                                                                                                                 Débora Gil

* A entrada para o evento é gratuita e o livro estará à venda por R$ 38,00. Saiba mais sobre o livro e o autor em: http://www.editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=339

Um comentário:

Eduardo Damasio disse...


Olá!

Parabéns, ao Clube do Conto da Paraíba.

Bola pra frente.

Às vezes penso que o Conto morreu.

Saudações,

Eduardo Damasio

www.curtasexposicoes.com.br