sexta-feira, 7 de maio de 2010

A(tv)A - o Clube na tevê

O que é o que é? É um pouco janela e porta encostada, desenrola-se feito pergaminho, ecoa vozes que não estão presentes e outras que fazem alarido, tem gosto de javanês e se não tem um lima, acha-se um barreto, começa clarinho e vai escurecendo e se não é fogueira se vira com lâmpadas e no lugar da sopa de letrinhas vem suco de histórias, risadas a la carte, papo de madeira e vidro, viagem interplanetária e escada de palco com vozes entrecortadas ou som de tuba, tudo servido com carinho e balbúrdia – mas se entende tudinho, pois é paixão a todo custo e a todo conto.

Sem falar que no recheio sabemos que é o gosto do sábado sem pressa de domingos. E como foi sábado e até equipe de TV se abancou, testemunharam e participaram os seguintes contonautas: Valéria – que deu conta da história – e André, falando da dinâmica, além de Romarta, explicando porque faz bem entrar na toca – e Luciana, lendo e comprovando que se lê, e até Ronaldo, dizendo porque escritor marmanjo também sai ganhando – e Vivi, dizendo que não precisa fazer nada, se quiser, só ouvir e ter prazer. Também contribuíram pra o bom andamento Beto Menezes, Raoni, Alfredo e com posterior presença, Regina Behar e Laudelino.

O Clube, claro, não se fez de rogado e falou muito e mostrou a boa e velha informalidade com os contos, as pessoas, as fofocas e as críticas. Teve olhar de curioso, teve pedinte, teve participação do dono do pedaço e muita desorganização ordeira. Nada que nos seis anos de vida não fosse tão normal quando uma xícara de café vir quentinha. Com mais um pouco, e com as leituras em dia, decidimos por tema um desenlace duplo: contos escritos sem a letra “o” e máfia. E quem não levar conto dessa estirpe, não precisa tremer nas bases. Falta do que escrever também é cosa nostra.

André Ricardo Aguiar

***

Confiram a matéria da TV

Se não ver o vídeo, clique aqui (link para o YouTube).

Um comentário:

Tere Tavares disse...

Que bacana. A mídia dando cobertura a um movimento como o "Clube do Conto" é sinônimo de que a Literatura é viva e é vida, não apenas para quem escreve.
Orgulho-me de ter participado de uma dessas reuniões - num sábado profícuo que registrei na memória e no fazer literário.
Parabéns ao Clube. Parabéns a todos.