domingo, 27 de janeiro de 2008

Rinaldo de Fernandes no Clube do Conto

.

O Clube do Conto realizou, neste sábado, dia 26, o primeiro dos eventos programados para este ano e que contou com a criatividade e esforço dos seus participantes e agregados. São encontros que, além dos tradicionais bolinhos ficcionais e chá de espera, são convidados escritores que trabalham com o conto e têm o que contar sobre esta arte. O primeiro convidado foi Rinaldo de Fernandes, autor dos livros de contos O Caçador (João Pessoa: Ed. UFPB, 1997) e O perfume de Roberta (Rio de Janeiro: Garamond, 2005). Organizou os livros O Clarim e a Oração: cem anos de Os sertões (São Paulo: Geração Editorial, 2002), Chico Buarque do Brasil (Rio de Janeiro: Garamond/Biblioteca Nacional, 2004), Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea (São Paulo: Geração Editorial, 2006) e Quartas Histórias, contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa (Rio de Janeiro: Garamond, 2006). Com o conto "Beleza", conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos do Paraná de 2006. Colabora com os principais suplementos literários do país, entre os quais Rascunho (PR) e Correio das Artes (PB) onde assina a coluna Rodapé.

A conversa versou sobre vários assuntos, desde sua iniciação aos contos até as reflexões sobre a contística, os modos de produção, inspiração versos transpiração, entre outros. Rinaldo ressaltou também que a criatividade dos grupos que lidam com o conto é um fator importante para chamar a atenção das editoras e do público. Bem postas também as palavras sobre a natureza do conto, em comparação com a novela e o romance. Reflexões críticas que incluíam as palavras de um mestre do porte de um Cortazar, e de outros mestres brasileiros, como o contista Moreira Campos, amigo pessoal de Rinaldo. O encontro ainda teve como brindes o sorteio de dois livros do autor (O Perfume de Roberta – O caçador) e que foram arrematados pelos felizardos Ronaldo Monte e Luana (coincidentemente, ambos da mesma família).


Ainda foram lidos alguns contos sobre o tema “Piada”. A participação do público foi satisfatória e tudo indicada que, também com o apoio da mídia, dos jornais e da internet, o evento vem consolidar mais uma prática feliz do já conhecido e respeitado Clube do Conto. Não duvido nada voltarmos nossos corações e mentes para o projeto de camisas com o logo do Clube e medidas mais cabíveis para levar a cabo nossa tão esperada antologia. Tenho dito

Nenhum comentário: