sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Clube do Conto

Clube do Conto

Depois de longas férias e um constrangedor silêncio este blogueiro, quer dizer, o Clube do Conto da Paraiba, aproveita pra fazer barulho internacional!!! Vejam só:

"Professora da UFPB vence prêmio literário em Portugal

A jornalista e professora universitária paraibana Joana Belarmino (membro ativíssimo do Clube do Conto da Paraíba!) venceu, pela segunda vez consecutiva, o concurso de contos literários promovido pela Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal (Acapo).
Joana Belarmino foi premiada com o conto "Festa de Ontem", que retrata a velhice. “É um conto muito lírico, muito poético”, comenta, ressaltando ainda que ficou muito honrada quando soube do resultado do concurso, visto que os autores têm que assinar os textos com pseudônimos, para não ter nenhum tipo de influência no resultado.
A professora irá receber o prêmio no dia 10 de março.
“Eles me disseram ter ficado muito surpresos ao abrir o envelope que continha meus dados. Até brincaram comigo dizendo que eu não poderei mais me escrever”, conta a autora, que também foi premiada no concurso do ano anterior. A segunda colocação da competição deste ano também ficou com um brasileiro, residente no Rio Grande do Sul.
Esta edição do concurso homenageia o poeta português Miguel Torga. Os contemplados com a premiação, além de receber uma quantia em dinheiro também visitaram os locais onde o homenageado viveu e receberam obras suas. Joana Belarmino conta que encaminhou um pleito ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB), solicitando a contribuição para ir até Portugal e de pronto foi atendida.
Agora, ela tenta junto à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ajuda de custo para despesas em Portugal. “Lá os deficientes visuais não têm gratuidade nos serviços, como no caso de transporte, por exemplo, então tudo fica muito caro”, comenta. " Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa.

Mas tem mais:

MERCEDES CAVALCANTI, nossa Pepita, (também membro ativíssimo do Clube do Conto da Paraíba!) acaba de lançar em Santiago do Chile, dia 26 de janeiro passado, a versão em espanhol de seu romance "O Manuscrito de Hanna", ou "El Manuscrito de Hannah"... no Centro de Estudios Brasileños da Embaixada do Brasil no Chile.

Não chega? Então:

Maria Valéria Rezende (do Clube do Conto, claro!) já está com contrato assinado para a publicação de seu romance "O vôo da guará vermelha" em espanhol, pelo selo Alfaguara, da Santillana, Espanha, em francês pela Editions Metailié da França e também para uma publicação em Portugal, pela Oficina do Livro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essas iniciativas brilhantes é que faz do Clube do Conto um ambiente prazeroso.