terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Eu sei o que fizeram sábado passado

Sábado, dia 06 de dezembro de 2008, aconteceu mais uma reunião do clube mais famoso da cidade, o Clube do Conto da Paraíba. Não sei se vou me lembrar de todos os participantes de sábado, mas vou tentar. André Ricardo Aguiar, Geraldo Maciel Barreto, Quézia, Valéria, Alfredo, Raquel, Ramon, Dôra. Se eu tiver esquecido algum nome, por favor, me corrijam. Tivemos também a presença de Adriano Macedo, escritor que mora em Belo Horizonte, que veio nos visitar e nos presentear com seu livro “Retrato da Dama”. Aliás, o livro é muito bonito em sua apresentação gráfica.

“Cuidado” foi o tema da semana que passou. Alguns contistas leram seus textos, uns dentro do tema, outros fora do tema. Barreto leu um capítulo de seu rrromance. Não levei conto novo para ser lido, mas li um dos que estão no meu livro O Beijo de Deus, só para não passar em branco.A semana se configura cheia de novidades.

Hoje, 3ª. Feira, é o relançamento de um livro de José Leite Guerra. Agora mesmo, João Batista B de Britto, que deixou de ser contista, deve estar recebendo um troféu-homenagem do Fest Aruanda. Aliás, bem merecida homenagem. Na próxima 6ª. Feira tem início o Bazar de Natal nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Miramar, onde haverá duas tendas à disposição do Clube do Conto, para que as pessoas possam expor e vender seus livros, apresentar leituras e performances de seus contos. Nessas tendas haverá espaço para outras manifestações de arte, tais como artesanatos e outros produtos. Pode-se cantar, declamar, dançar, enfim. O Bazar de Natal acontecerá durante três dias, de 6ª a domingo. De modo que no próximo sábado não haverá a reunião de rotina, porque estaremos no citado Bazar. No sábado seguinte ao Bazar, estaremos encerrando nosso ano contístico com uma confraternização na casa de Ronaldo Monte, o Irascível, em Cabedelo.

Mas a sensação maior da semana será a entrega dos prêmios a Barreto e Márcia Maia, em Recife, na próxima sexta feira. Alguém sugeriu alugarmos uma van e irmos todos para prestigiar o companheiro e a companheira. Mas as atividades do Bazar nos impediram de colocar a proposta para diante. Ficam aqui registradas nossa admiração, nossa amizade à poeta Márcia e ao romancista Barreto e nossos parabéns pelos talentos dos dois.

E por falar em Ronaldo Monte o Irascível, alguns membros do Clube do Conto estão ficando conhecidos por seus cognomes. Assim, temos André Ricardo, o Grande; André Ricardo, o Pequeno; Barreto, o Edward G. Robinson. Até Ramon Limeira, meu primo, tão novo na idade e no Clube, já tem um cognome: Ramon, o Preciosista. Obrigada, Ramon, por ter me corrigido em seu comentário. Aliás, Ramon tem se destacado pela participação e assiduidade, sempre trazendo um conto novo. Bravo, primo.

A reunião terminou com despedidas e com a certeza de que só em fevereiro de 2009 é que teremos novamente o espaço do Sesi para nos reunir. Mas nada impede que as reuniões aconteçam no quiosque em frente ao SESI, creio que a partir da 2ª semana de janeiro. Obrigada, Laudelino, por ter lembrado sobre nosso recesso. O tumulto das despedidas não me deixou brecha para perceber que o próximo tema será O Visitante, proposto por nosso visitante, contista Adriano Macedo. Obrigada, Quézia, por me corrigir.

Encerro por aqui, que não sou de escrever texto mais longo do que isso.

Abraços em todas e todos.

Assino-me e dou fé.

Dôra Limeira.

4 comentários:

Ramon Limeira C. Arruda disse...

Dôra, acho que você quis dizer "Ramon, o preciosista", não foi? O virtuosista até que viria a calhar, mas é difícil merecê-lo.

laudelino disse...

Janeiro será mês de recesso?

Késia Mota disse...

Na verdade, o nosso visitante Adriano escolheu o tema:

O VISITANTE

já escrevi o meu conto, que levarei no sábado à quermesse.

Késia (K-é-s-i-a) hehe

besitos

Ramon disse...

Então, é pra escrever conto para o sábado do bazar? Estava tão tranqüilo, vendo-me desobrigado da tarefa semanal! Pensei que não haveria espaço para a sessão ordinária de leitura de contos novos.